LEITURA E ESCRITA | CURSO 32H MODULAR

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REGIME

Presencial

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DURAÇÃO

32 Horas

Módulo 1 – 06 Horas
Leitura e Escrita: compreender para atuar

Módulo 2 – 04 Horas
Análise do erro 

Módulo 3 – 06 Horas
Leitura e Escrita: como atuar? – Metodologias de intervenção

Módulo 4 – 04 Horas
Produção de textos – uma aprendizagem divertida! 

Módulo 5 – 04 Horas
Discussão de casos clínicos em leitura e escrita 

Módulo 6 – 04 Horas
Construção de materiais de intervenção em leitura e escrita

Módulo 7 – 04 Horas
Planear a intervenção com Método – do papel à prática

DATAS

Módulo 1 03 março | 9h30 – 17h00
Módulo 2 07 abril | 9h00 – 13h00
Módulo 3 21 abril | 9h30 – 17h00
Módulo 4 05 maio | 9h00 – 13h00
Módulo 5 19 maio | 9h00 – 13h00
Módulo 6 19 maio | 14h00 – 18h00
Módulo 7 23 junho | 9h00 – 13h00

LOCAL

Lisboa

INVESTIMENTO

€ 50,00 >> 1 módulo
€ 125,00 >> 3 módulos
€ 300,00 >> curso inteiro (7 módulos)

10% desconto
Alunos da ESSA e ESS-IPS
Sócios da APTF

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INSCRIÇÕES

Para fazer a sua inscrição, por favor envie-nos a sua ficha de inscrição devidamente preenchida, acompanhada do comprovativo de pagamento, para formacao@mrterapias.pt.

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
  • No final do curso, os formandos deverão:

    • conhecer os fundamentos, pré-requisitos e conceções precoces da linguagem escrita do pré-escolar ao 1º ciclo;
    • realizar a avaliação da leitura e escrita, identificando as competências que deverão ser avaliadas e os instrumentos de avaliação a serem utilizados;
    • realizar o diagnóstico diferencial das diferentes perturbações (perturbação específica da linguagem, perturbações específicas da leitura e da escrita, …), através da análise dos dados da avaliação;
    • intervir em casos com perturbação da leitura e da escrita, através da realização do plano de intervenção terapêutica, da seleção das metodologias (métodos, técnicas e estratégias) mais adequadas;
    • selecionar e criar atividades e materiais adequados à problemáticas e aos utentes;
    • demonstrar raciocínio crítico e reflexivo na análise e discussão de casos clínicos.
Objetivos da Formação
  • Módulo 1 – Dra. Margarida Ramalho

    • A linguagem oral e escrita;

    • Competências metalinguísticas como pré-requisito para a aprendizagem da linguagem escrita;

    • Conceções da leitura e escrita;

    • A avaliação da linguagem escrita;

    • Diagnóstico diferencial das diferentes perturbações (perturbação específica da linguagem, perturbações específicas da leitura e da escrita, …).

     

    Módulo 2 – Dra. Maria de Fátima Pardal

    • Erro linguístico vs. Erro ortográfico;

    • O erro linguístico: erro fonológico, erro semântico, erro morfossintático e erro pragmático;

    • Análise de textos escritos.

     

    Módulo 3 – Dra. Margarida Ramalho

    • Metodologias de intervenção terapêutica nas perturbações da leitura e da escrita: métodos, técnicas e estratégias.

     

    Módulo 4 – Dra. Mafalda Caeiro

    • Oralidade vs Escrita;

    • Etapas essenciais para a construção de um texto;

    • A escrita: o que é esperado em cada faixa etária?;

    • Abordagem à escrita no Pré-escolar e no 1º ciclo.

     

    Módulo 5 – Dra. Margarida Ramalho

    • Análise crítica de casos clínicos:

      – planeamento e análise da avaliação;

      – estabelecimento de diagnóstico;

      – seleção de metodologias de intervenção;

      – estabelecimento do plano de intervenção terapêutica.

     

    Módulo 6 – Dra. Maria de Fátima Pardal

    • Criação e elaboração de atividades e materiais de intervenção em leitura e escrita de acordo com casos práticos.

     

    Módulo 7 – Dra. Mafalda Caeiro

    • Análise de casos práticos com base no método fono-visuo-articulatório;

    • Levantamento de aspetos a trabalhar com cada caso e porquê;

    • Elaboração de atividades e materiais de intervenção na leitura e na escrita, apoiados no método fono-visuo-articulatório.

    • Exercícios para o desenvolvimento da leitura e escrita;

    • Aplicação de métodos, técnicas e estratégias de leitura e escrita em prática simulada.

EQUIPA PEDAGÓGICA

 

Mafalda Caeiro

DRA. MAFALDA CAEIRO

Terapeuta da Fala
Única representante em Portugal do método fonovisuoarticulatório: método das Boquinhas
Autora e co-autora de diversos livros, incluindo: Aprender a ler e a escrever com o método das boquinhas

Formadora acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua

 

Margarida Ramalho

DRA. MARGARIDA RAMALHO

Terapeuta da Fala

Licenciada em terapia da fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão, pós-graduada em Neuropsicologia e Reabilitação, mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação e elaborou tese de doutoramento na área da avaliação em Fonologia, encontrando-se a aguardar a defesa da mesma.

Detentora do título de especialista em Terapia da Fala, exerce como tal desde 2001 e tem vários trabalhos apresentados em congressos e em publicações nacionais e internacionais, tendo como áreas de interesse avaliação e intervenção nas perturbação do espectro do autismo, perturbações dos sons da fala, perturbações da linguagem oral e escrita. A avaliação, diagnóstico e intervenção nas perturbações de linguagem escrita é uma das suas áreas de eleição e em que acumula experiência clínica, de docência e de formação.

Atualmente é colaboradora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e membro do Projeto internacional Crosslinguistic Child Phonology Project (protocolo entre o CLUL e a UBC, Vancouver/Canadá, onde se encontra sedeado), exercendo como terapeuta da fala na Equipa Local de Intervenção Precoce de Vendas Novas e em clínica privada em Évora e Montemor-o-Novo.

Maria de Fátima Pardal

DRA. MARIA DE FÁTIMA PARDAL

Terapeuta da Fala

Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão. Formadora certificada pelo IEFP – CCP. Formação avançada em Disfagias Orofaríngeas e Disartria. Pós-graduada em Linguística Clínica pela Universidade Católica Portuguesa e em Motricidade Orofacial pelo Instituto E-PAP. Master em Healthcare Management pela Católica Lisbon Business & Economics.

Coordenadora do Departamento de Terapia da Fala na MR – Terapias, Formação e Consultoria. Desenvolve atividade formativa desde 2016 no âmbito da Motricidade Orofacial e da Reabilitação Neurológica com enfoque em Terapia da Fala, bem como nas áreas das Patologias da Linguagem Oral e Escrita a técnicos de saúde, educação e à comunidade em geral.

Ao longo do tempo, diversificou a sua formação profissional e académica e investiu no estudo de metodologias e intervenção especializadas, na área da Fonologia e das Perturbações da Leitura e da Escrita, dedicando-se à intervenção nesta área em contexto escolar.

DESTINATÁRIOS
  • Terapeutas da fala
  • Alunos finalistas do curso de Terapia da Fala