AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA | CURSO 25H MODULAR

i

REGIME

Presencial

}

DURAÇÃO

25 Horas

Módulo 1 – 05 Horas
Avaliação Cognitiva

Módulo 2 – 06 Horas
Competências Escolares

Módulo 3 – 06 Horas
Elaboração do Relatório

Módulo 4 – 04 Horas
Observação Informal

Módulo 5 – 04 Horas
Avaliação Psicológica: Casos Práticos

DATAS

Módulo 1 03 março | 9h30 – 12h30 e 14h00 – 16h00
Módulo 2 17 março | 9h30 – 12h30 e 14h00 – 17h00
Módulo 3 23 abril | 9h30 – 12h30 e 14h00 – 17h00
Módulo 4 05 maio | 9h00 – 13h00
Módulo 5 19 maio | 9h00 – 13h00

LOCAL

Lisboa

INVESTIMENTO

€ 50,00 >> 1 módulo
€ 125,00 >> 3 módulos
€ 200,00 >> curso inteiro (5 módulos)

10% desconto
Alunos do ISPA

l

INSCRIÇÕES

Para fazer a sua inscrição, por favor envie-nos a sua ficha de inscrição devidamente preenchida, acompanhada do comprovativo de pagamento, para formacao@mrterapias.pt.

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
  • No final da formação, os formandos deverão saber:

    • Definir um protocolo de avaliação em função das necessidades e características de cada aluno;
    • Identificar os principais testes e provas standardizadas utilizadas na avaliação de crianças e jovens;
    • Observar e interpretar o comportamento e a atitude da criança/jovem durante as sessões de avaliação;
    • Cotar e interpretar os dados das provas utilizadas, relacionando-os com os restantes dados obtidos numa perspetiva integradora;
    • Estar sensibilizados para a importância da entrevista inicial, de recolha de informação, com os pais ou outros cuidadores, assim como para a entrevista final, de devolução dos resultados.
    • Elaborar, em função dos dados obtidos, estratégias e recomendações pedagógicas para a escola e para as famílias;
    • Elaborar um relatório de avaliação psicológica.
Objetivos da Formação
  • Módulo 1

    • WISC;
    • Provas de Atenção.

     

    Módulo 2

    • Fluência de leitura;
    • Recolha de dados sobre competências de escrita;
    • Provas de despiste de dislexia.

     

    Módulo 3

    • Cotar e interpretar os resultados das provas aplicadas;
    • Estrutura de um relatório;
    • Estratégias e Recomendações;
    • Entrevista final de Devolução do Relatório.

     

    Módulo 4

    • Entrevista inicial de recolha de Informação;
    • Aspetos importantes a ter em conta na observação da criança;
    • Dinâmicas de relação com a criança;

     

    Módulo 5

    • Análise e reflexão em torno de casos reais.
EQUIPA PEDAGÓGICA

Sandra Farropas

DRA. SANDRA FARROPAS

Psicóloga Educacional

Licenciada em Psicologia Educacional.
Pós-graduada em Psicologia Educacional pelo ISPA – Instituto Universitário.

Experiência de mais de 10 anos de trabalho em contexto escolar, como psicóloga e coordenadora psicopedagógica. Experiência, em contexto e de clínica privada, no trabalho com crianças/ adolescentes, pais e professores no âmbito de problemáticas escolares e educacionais, assim como com necessidades educativas especiais.

Principais valências: Avaliação Psico-educacional, Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem, PHDA e Síndrome de Asperger, Avaliação e Re-Educação da Dislexia com adolescentes e adultos, Métodos de Estudo e Apoio às Dificuldades de Aprendizagem para adolescentes e jovens adultos, Aconselhamento Parental.

DESTINATÁRIOS
  • Finalistas do Mestrado em Psicologia
  • Psicólogos